SEGURANÇA PÚBLICA RECEBE INVESTIMENTOS DA PREFEITURA DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
A instalação das câmeras de vigilância na cidade, que começou na semana passada, é mais uma ação da Prefeitura na cooperação com o Estado para tornar mais eficiente a segurança pública de São Carlos.

“É dever constitucional do Estado cuidar da segurança pública, investir em efetivo das polícias, equipamentos e infraestrutura. No entanto, o governo do prefeito Oswaldo Barba não tem medido esforços neste tema”, destaca o secretário de Governo da Prefeitura, João Muller.

A primeira etapa do monitoramento por câmeras de vigilância deve ocorrer até o final de junho. Vários pontos da cidade receberão 20 câmeras, que estarão interligadas à Central de Monitoramento, sediada na sede da Guarda Municipal. O investimento neste monitoramento é superior a R$ 800 mil. A Prefeitura estuda agregar mais quatro desses dispositivos de segurança em pontos que também necessitam atenção maior da polícia.

Para o secretário de Governo, é importante destacar que a segurança pública também necessita de investimentos em outras áreas. “A iluminação pública é fundamental para prevenirmos ações de bandidos”, enfatiza Muller.

“Desde 2009, buscamos iluminar locais que tenham um fluxo intenso de pessoas, particularmente os trevos das instituições de ensino, como UFSCar e Unicep”, explica o prefeito Oswaldo Barba. “Os investimentos irão superar R$ 2,5 milhões em iluminação”, lembra.

“Foi uma determinação do prefeito Oswaldo Barba que iluminássemos vários pontos da cidade, a rotatória da UFSCar, por exemplo, teve a iluminação contratada pela Prefeitura. Essa ação melhorou significativamente a segurança no local”, recorda o secretário municipal de Serviços Públicos, Nivaldo Sígoli.
Sígoli salienta ainda que o trevo da Unicep já está programado para ser iluminado. “Isso só não ocorreu ainda porque a concessionária responsável pela área exigiu a instalação de defensas metálicas antes da instalação da iluminação”. O trevo Norte de São Carlos, próximo ao Hospital Escola, também será iluminado.

Com os investimentos em iluminação pública, a Prefeitura está conseguindo colaborar com as forças de segurança do município na prevenção do crime em diversos pontos. As regiões do Parque Itaipu e Aracê de Santo Antônio já estão recebendo as melhorias e em breve serão iluminadas. “No Aracy conseguimos atender praticamente todos os locais que necessitavam”, esclarece Sígoli. (No link http://bit.ly/JBpMTs está a relação dos locais que serão ou já foram iluminados)

Efetivo – A Prefeitura também está investindo em outras ações, ressaltou Muller. Em 2009, início da atual gestão, havia 80 guardas municipais, em três anos foram contratados outros 80. “Entregamos recentemente na Guarda mais um veículo, hoje temos 16 motos e 12 carros”.

“O poder Público Municipal está fazendo a parte dele, agora é preciso que Estado, que tem o dever constitucional, também promova melhorias na segurança”, observou.

“Defendemos, desde 2002, com o Plano Municipal de Segurança, o combate à criminalidade e a violência de forma integrada entre as instituições de segurança do município e do Estado, deixando claro que o município fica responsável pelas ações preventivas e o Estado com as ações repressivas e judiciárias. Ficamos preocupados quando verificamos o descaso com a Polícia Civil, que não tem contigente para prestar o serviço à população, a ponto do Ministério Público entrar com uma ação civil pública contra Estado solicitando providências para solução desse problema", concluiu o secretário de Governo.


Foto: Fábio Taconelli/PMSC

(16/05/2012)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos