SECRETÁRIO DO MCT VISITA OBRAS DO MUSEU PDF Imprimir E-mail
Secretário do MCT visita obras do Museu Mário Tolentino

O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), Luiz Antônio Elias, esteve em São Carlos, no último sábado (3), para visitar as instalações do futuro Museu de Ciência e Tecnologia “Mário Tolentino”, que deve ser inaugurado em abril.

O prefeito Oswaldo Barba apresentou as instalações para o secretário. O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, o deputado federal Newton Lima e os secretários Antônio Carlos Thobias Júnior (Ciência e Tecnologia) e Lourdes Moraes (Educação), entre outros, também acompanharam a visita.

O secretário-executivo do MCT elogiou as instalações do museu e disse que a cidade terá um dos mais bem montados museus de ciência e tecnologia. “O Elias ficou satisfeito com o que viu aqui”, contou o prefeito.

O Museu, que fica no subsolo da Praça Coronel Salles, passa pelos últimos retoques na obra. “A intenção da Prefeitura é que os alunos das redes pública e privada tenham a oportunidade de ter aulas práticas de física, química e matemática no museu”, explicou o prefeito Barba. Os experimentos do museu – 135 no total – ocuparão uma área de 1.200 m². Além disso, o recinto terá um auditório para 60 pessoas, que poderá ser usado para orientações, palestras e mostras, como um meio de interação entre os profissionais da área de tecnologia e os alunos, aproximando a matéria Física e a Matemática ao dia a dia dos alunos.

"Com o museu da Ciência e Tecnologia Mário Tolentino teremos a oportunidade de apresentar aos jovens diversos experimentos interativos, que são fundamentais para a complementação da aprendizagem dos jovens. São Carlos é rica em produção de conhecimento, com as universidades e centros de pesquisa, que também darão importante contribuição a esse projeto", afirmou Thobias Júnior.

Os primeiros movimentos para a criação do museu surgiram na administração do ex-prefeito Newton Lima, em 2007.

A Prefeitura trabalhou em várias frentes para concretizar o projeto, como reservar o espaço físico, captar recursos junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (valor global do projeto: R$ 790 mil, incluindo contrapartida da Prefeitura), trabalhar pela liberação dos recursos, abrir processos licitatórios para compras dos equipamentos, executar obras físicas, receber equipamentos, treinar monitores que vão trabalhar no espaço, entre outras ações.

(06/03/2012)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos