FUNDO SOCIAL "AMAI-VOS" SEGUE COM PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA PDF Imprimir E-mail
Com a finalidade de sensibilizar e conscientizar as mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, da ONG Orienta Vida, do Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano (ICDH) e de diversas empresas e instituições realiza o segundo ano de Campanha “Outubro Rosa”, no município de São Carlos.
 
Segundo a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, que também é médica ginecologista, a prática de atividade física e alimentação saudável contribuem para a prevenção da doença. “O envelhecimento, história familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso e sedentarismo são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por medidas como uma alimentação saudável, prática de atividade física regular e manutenção do peso ideal, além de acompanhamento médico e realização de exame de mamografia para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos”, ressaltou.
 
Para orientar sobre o assunto, os distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia, recebem no dia 16 de outubro, a palestra “Diagnóstico precoce pode salvar vidas”. Em Água Vermelha, a palestra será no Centro Comunitário, às 14 horas e em Santa Eudóxia, às 16 horas, no Cemei Dionísio da Silva. As palestras são gratuitas e qualquer pessoa pode participar, sem necessidade de inscrição.
 
No dia 18 de outubro, a cidade de São Carlos recebe a 2ª Caminhada “Pense Rosa”, que nesta edição deve atrair o dobro do público da edição passada. A concentração começa às 8 horas, em frente à Estação Cultura. Para participar, os organizadores solicitam a doação de pacote de fralda descartável geriátrica ou infantil e também produtos de higiene pessoal. “Qualquer pessoa pode participar, pois o evento é aberto ao público. 
 
Quem quiser e puder ajudar com a doação de fraldas em troca do abadá oficial da caminhada, será muito importante. A troca pelo vale-abadá pode ser feita na Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Centro Oncológico, Fesc da Vila Nery, Unicep ou nas Administrações Regionais de Saúde do Cidade Aracy, Redenção, Vila São José e Santa Felícia”, comentou Alice Altomani.
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA
• Dia 16 - às 14h00 - Palestra - Local: Centro Comunitário de Água Vermelha. Palestrante: Cláudia Mazzuccio (enfermeira)
 
• Dia 16 - às 16h00 - Palestra - Local: CEMEI Dionísio da Silva de Santa Eudóxia. Palestrante: Cláudia Mazzuccio (enfermeira)
 
• Dia 18 - 2ª Caminhada Pense Rosa - às 08h00 - Local: Estação Cultura 
Adesão do vale-abadá: 1 pacote de fralda descartável geriátrica ou infantil e também produtos de higiene pessoal.
Percurso: Saída da Estação Cultura, passando por ruas centrais e finaliza no Mercado Municipal. 
 
• Dia 22 - às 18h30 - Palestra - Local: Auditório Paço Municipal. Palestrantes: Dr. Carlos Erbolato (mastologista e coordenador do Ambulatório Oncológico) e Alessandra Groppa (psicóloga e supervisora do Ambulatório Oncológico)
 
• Dia 25 - às 09h30 - Atividade física - Local: Praça Outubro Rosa
• Dia 28 - às 09h00 - Palestra - Local: Senac São Carlos. Palestrante: Ana Cristina do Amaral Camossa (nutricionista)
 
• Dia 30 - às 20h00 - Baile de encerramento - Local: Centro Professorado Paulista (CPP)
 
(07/10/2014)