FUNDO SOCIAL "AMAI-VOS" INICIA CAMPANHA "OUTUBRO ROSA" 2014 PDF Imprimir E-mail
O anúncio da abertura oficial da Campanha “Outubro Rosa” 2014 aconteceu nesta terça-feira (1º), no auditório “Bento Prado Júnior”, no Paço Municipal e reuniu dezenas de pessoas em uma bela homenagem às mulheres que lutam contra o câncer de mama. O evento no município, é um trabalho realizado pelo Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, tendo como frente a primeira dama e presidente do Fundo Alice Altomani, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ONG Orienta Vida e do Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, o ICDH com apoio de diversas empresas e instituições.
 
Durante a campanha, serão realizadas palestras de saúde, nutrição e atividades físicas e, além disso, os espaços públicos e monumentos da cidade ganharão iluminação rosa nas fachadas, cor alusiva ao movimento mundial “Outubro Rosa”. “No dia 18 de outubro acontece a 2ª Caminhada ‘Pense Rosa’, que neste ano pedimos a troca de fraldas descartáveis geriátricas e infantis pelo vale-abadá, que poderá ser adquirido em diversos pontos de troca, como o Paço Municipal, Secretaria de Saúde, Centro Oncológico e Administrações Regionais de Saúde dos bairros do Cidade Aracy, Redenção, Vila São José e Santa Felícia. Além do apoio da Secretaria de Saúde, do ICDH e da ONG Orienta a Vida, também temos apoio da Acisc, indústrias, empresas, academias, sites, rádio Intersom, Revista Kappa e diversas pessoas”, ressaltou Alice Altomani. 
 
Segundo o prefeito municipal, Paulo Altomani, que também acompanhou a abertura, a campanha é muito importante para a conscientização e prevenção da doença. “Parabenizo a todos os envolvidos nesta campanha em nosso município. Agradeço a Deus por encontrar tantas pessoas de bem, que se preocupam com os demais e se unem para ajudar. A doença tem cura, se for diagnosticada com antecedência e, por isso, espero que toda a população participe e apoie a campanha, que a cada ano ganha novos adeptos”, disse.
 
A vereadora Cidinha do Oncológico, que esteve representando a Câmara Municipal, destacou que a campanha existe para mobilizar e levar a mensagem de conscientização para o maior número de pessoas. “Com grande satisfação participo desta campanha e represento o legislativo da Câmara Municipal neste evento de abertura. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2014, o Brasil poderá ter mais de 570 mil casos de câncer, sendo 57.120 novos casos. Por isso a importância do autoexame nas mulheres jovens e a mamografia das mulheres com idade a partir de 50 anos. O engajamento de nossa cidade nessa campanha mundial é, sem dúvida, uma demonstração do nosso compromisso de alertar as mulheres sobre a importância dos exames periódicos contra o câncer e, sobretudo, sobre as condições do sistema público de saúde para que todas as mulheres tenham acesso ao atendimento necessário. Fico honrada e orgulhosa em ser autora da Lei que criou a Praça Outubro Rosa em São Carlos”.
 
Alice Altomani informou que as mulheres com idade entre 50 e 69 anos podem solicitar o exame de mamografia, sem consulta prévia com um médico. “Basta procurar uma das Unidades de Saúde ou o Centro Médico de Especialidades (Ceme) e solicitar o exame para a enfermeira responsável. O encaminhamento será feito e a paciente será informada sobre o dia, horário e local onde o exame será realizado”, explicou. 
 
A campanha terá as pulseiras da ONG Orienta Vida. “As pulseiras do bem são lindas. Vamos comprar mil unidades e vendê-las pelo preço de R$ 15,00. Parte da renda será revertida para o Fundo Social ‘Amai-vos’. Agradeço a chance de conhecer tantas pessoas maravilhosas, grupos como o Gaicam, que existe há 14 anos no município, e é formado por pessoas incríveis e vencedoras. Fico muito feliz em contar com tantas parcerias e apoiadores nesta campanha tão importante, isso nos estimula a continuar o nosso trabalho”, completou Alice Altomani. 
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
PALESTRAS
Tema: “Diagnóstico precoce pode salvar vidas”
 
Dia 02 - às 08h00 - Local: Fesc (Campus 1)
Palestrantes: Dr. Carlos Erbolato (mastologista e coordenador do Ambulatório Oncológico) e Alessandra Groppa (psicóloga e supervisora do Ambulatório Oncológico)
 
Dia 16 - às 14h00 - Local: Centro Comunitário de Água Vermelha
Palestrante: Cláudia Mazzuccio (enfermeira)
 
Dia 16 - às 16h00 - Local: CEMEI Dionísio da Silva de Santa Eudóxia
Palestrante: Cláudia Mazzuccio (enfermeira)
 
Dia 22 - às 18h30 - Local: Auditório Paço Municipal
Palestrantes: Dr. Carlos Erbolato (mastologista e coordenador do Ambulatório Oncológico) e Alessandra Groppa (psicóloga e supervisora do Ambulatório Oncológico)
 
Dia 28 - às 09h00 - Local: Senac São Carlos
Palestrante: Ana Cristina do Amaral Camossa (nutricionista)
 
 
ATIVIDADES
Dia 18 - 2ª Caminhada Pense Rosa - às 08h00 - Local: Estação Cultura 
Percurso: Saída da Estação Cultura, passando por ruas centrais e finaliza no Mercado Municipal. 
Adesão do vale-abadá: 1 pacote de fralda descartável geriátrica ou infantil. 
Confira os pontos de troca (de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 17h00):
Prefeitura Municipal (Rua Episcopal, 1575 - Centro)
Secretaria de Saúde (Rua 9 de julho, 754 - Centro)
Administração Regional de Saúde Cidade Aracy (Rua Sebastião Lemos, 566)
Administração Regional de Saúde Redenção (Rua des. Júlio de Faria, 1.700)
Administração Regional de Saúde Vila São José (Avenida Araraquara, 1.199)
Administração Regional de Saúde Santa Felícia (Rua Joaquim A. R. de Souza, 40)
Centro Oncológico (Rua Paulino Botelho, 865 - Vila Pureza)
Fesc Campus 1 (Rua São Sebastião, 2.828 - Vila Nery)
Administração Regional de Santa Eudóxia (Rua Cristovão Martineli, 22)
Administração Regional de Água Vermelha (Rua Bela Cintra, 05)
Unicep - Farmácia Escola (Rua Miguel Petroni, 5111 - Jardim Centenário)
 
 
Dia 25 - às 09h30 - Local: Praça Outubro Rosa
Atividade física especial com educadores físicos. Destinado ao público de todas as idades. 
 
Dia 30 - às 20h00 - Local: Centro Professorado Paulista (CPP)
Baile de encerramento da Campanha “Outubro Rosa” (com o Gaicam).
 
(01/10/2014)