HABITAÇÃO INICIA AUDIÊNCIAS DO PLANO DIRETOR NOS BAIRROS |
A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano deu início na noite de terça-feira (22), no auditório da FESC, as audiências territoriais para a revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE), voltado para os moradores da região da Vila Nery.
Principal instrumento da política urbana, o Plano Diretor é construído através de um conjunto de ações que devem ser promovidas pelo poder público, no sentido de garantir que todos os cidadãos tenham acesso a moradia, saneamento, infraestrutura urbana, transporte, serviços públicos, trabalho e lazer.
Garantido por Lei, a revisão do Plano Diretor acontece a cada dez anos. Durante a reunião, os moradores discutiram problemas encontrados nos bairros, deram sugestões de melhorias e elegeram três delegados da regional que irão acompanhar todo o processo do PDE, que também contará com oficinas temáticas, conferência de avaliação e audiências de aprovação.
A região da Vila Nery é composta por 24 bairros e entres as macros propostas apresentadas sobre mobilidade urbana no primeiro encontro, estão o prolongamento da Avenida Trabalhador São-Carlense, eixos de corredores prioritários para o transporte coletivo, terminal de integração na Rua Doutor Marino da Costa Terra e Rodoviária, além da duplicação da Avenida Capitão Luis Brandão.
De acordo com a Secretária Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Lauanna Campagnoli, a audiência também foi positiva para projetar os próximos encontros. “Estávamos esperando a participação da população que compareceu, opinou e deu sugestões tanto para o PDE, quanto para o processo de participação no Plano. Isso é muito importante para tiramos idéias e termos base de como serão as próximas audiências e etapas”, avaliou.
Compondo a mesa de diretoria, o promotor de Meio Ambiente, Sérgio Domingos de Oliveira, falou do papel do Ministério Público na analise e fiscalização no processo de revisão do Plano Diretor. “Existem normas a serem seguidas para garantir a participação da população e para que o projeto seja válido. Com as audiências e os canais abertos pela prefeitura, os munícipes estão tendo uma oportunidade concreta e participativa de apresentar suas propostas e necessidades dentro do plano.”
A próxima audiência territorial do Plano Diretor Estratégico será nesta quinta-feira (24), a ser realizada no CRAS Cidade Aracy, na Rua Prestes Mastro Francisco n.º 430. O encontro é voltado para os moradores do Bairro Cidade Aracy e Região Sul da cidade. Além dos encontros, a população pode visualizar os documentos ou apresentar projetos para o plano diretor, através do site www.saocarlos.sp.gov.br no link PDE, pelo e-mail
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
ou protocolar diretamente os documentos na Secretaria Municipal de Habitação ou na Fundação Pró-Memória.
Também participaram da mesa diretora, o administrador regional Wander Okumura, o engenheiro do SAAE, José Antonio Zerbetto, o coordenador do Meio Ambiente, Daniel Caiche, a representante da Fundação Pró-Memória, Mariana Lucchino e o superintendente das administrações regionais, José Francisco Pires.
(23/06/2014)
|