“II FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: SEMEANDO PRÁTICAS SOLIDÁRIAS EM SÃO CARLOS E REGIÃO” Imprimir
banner-2-feira-economia-solidaria-site


A Economia Solidária no município de São Carlos tem acontecido desde 1998, quando surgiu o primeiro empreendimento solidário na cidade. Atualmente, existem 23 empreendimentos, cujas atividades econômicas se voltam para a prestação de serviços e/ou a produção de produtos.

O Movimento de Economia Solidária em São Carlos conta com o apoio do Poder Público, através da implementação do Programa de Fomento à Economia Solidária, que é executado pelo Departamento de Apoio à Economia Solidária da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura Municipal, da Universidade Federal de São Carlos por meio da Incubadora Regional de Cooperativas Populares (INCOOP / UFSCar), além de outras organizações de fomento.

As Feiras de Economia Solidária constituem-se em processos organizativos do movimento de economia solidária, realizadas de forma participativa, coletiva e autogestionária, desde a elaboração do projeto inicial do evento até a avaliação propriamente dita

As Feiras têm como principais objetivos:
• promover processos de aprendizagem do trabalho coletivo, onde o fato gerado e sua organização animam diferentes atores na concretização de um objetivo em comum;
• promover e estimular o consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos econômicos solidários, tendo em vista a capacidade que possuem estes empreendimentos em gerar trabalho e renda e ao mesmo tempo distribuir de forma justa a riqueza que geram; dentre outros.


Nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2010 será realizada a segunda edição da Feira, também na Praça Coronel Salles, junto ao Festival Contato - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica - projeto da UFSCar que fomenta o cenário cultural de São Carlos e região central do Estado de São Paulo e busca desenvolver integração em torno de atividades artístico-culturais. O evento é composto por apresentações gratuitas de música, cinema e instalações de arte eletrônica; atividades de formação e aperfeiçoamento de profissionais nas áreas abrangidas e debates amplos sobre as temáticas abordadas. O objetivo é estabelecer um processo que integre a feira ao festival.

Espera-se com a realização da feira que os empreendimentos solidários participantes comercializem seus produtos e serviços em um espaço que valorize o trabalho humano, a solidariedade como princípio ético e a autogestão como forma de organização emancipadora; que a Economia Solidária seja divulgada no município de São Carlos e região e que a divulgação da Economia Solidária possa fortalecer os empreendimentos, no sentido de que seus serviços e produtos possam ser consumidos por pessoas mais conscientes da importância que os empreendimentos solidários possuem para a cidade e para o país.

Carta de Apresentação
Regulamento para Expositores(as) / Empreendedores(as)

Poderão inscrever-se para a Feira empreendimentos coletivos, autogestionários e solidários. As inscrições para deverão ser enviadas, impreterivelmente, até :
dia 17 de setembro de 2010 até às 18h, pessoalmente no Centro Público de Economia Solidária, endereço: Rua José Bonifácio, n°885 / Centro / CEP: 13.560-610 / São Carlos – SP.
dia 18 de setembro de 2010, pelos correios para o endereço: Centro Público de Economia Solidária - Rua José Bonifácio, n°885 / Centro / CEP: 13.560-610 / São Carlos – SP;
dia 19 de setembro de 2010 às 23h59mim no endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ;

Ficha de Inscrição (download - arquivo pdf) (download - arquivo doc)

Observação: o preenchimento da ficha não dá direito à exposição na Feira. Esta participação depende da avaliação e da aprovação da Comissão Organizadora, que divulgará o resultado da seleção.