PACIENTES DO SUS DE SÃO CARLOS SERÃO ATENDIDOS PELO MUTIRÃO NACIONAL DA EBSERH Imprimir

altA mobilização acontece no Hospital Universitário Prof. Dr. Horário Carlos Panepucci da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), antigo hospital escola, nesta quarta-feira (31) e contará com ações nas especialidades de Neurologia, Nefrologia e quatro tipos de exames de diagnóstico por imagem.

 

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da sua Central de Regulação já informou ao Hospital Universitário a relação dos pacientes que estão em fila de espera e serão beneficiados pela realização de 28 consultas nas especialidades de Neurologia e Nefrologia, no Ambulatório de Especialidades do HU, e 196 exames entre tomografia, raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma, realizados na Unidade de Imagem do Hospital. Os procedimentos serão realizados sem necessidade de internação.

 

As ações de assistência e também educativas, acontecem a partir das 7h e integram o 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Os principais objetivos da iniciativa são reduzir a demanda reprimida por consultas e exames de especialidades na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

 

De acordo com a gerência de Atenção à Saúde do HU, os pacientes que serão contemplados com esses exames e consultas foram comunicados nesta segunda-feira (29), pela equipe do Hospital para a confirmação do procedimento e informados sobre o horário em que devem comparecer ao HU.

 

Para a realização dos exames e consultas ofertadas no HU, o mutirão vai mobilizar 40 profissionais das mais diversas áreas. Os atendimentos de rotina, referenciados ao HU, urgência e emergência, adulto e pediátrico, e internação estarão funcionando normalmente.

 

“O Mutirão Nacional de atendimento que será realizado pelo Hospital Universitário é importante para nos ajudar a diminuir o tempo de espera por consultas com especialistas e realização de exames por imagem. A Secretaria Municipal de Saúde está articulando também com a Santa Casa de São Carlos novos procedimentos para que a fila das cirurgias eletivas possa andar. Cada vez mais as parcerias são necessárias, são dois parceiros importantes que podem contribuir para melhorar o sistema de saúde do município”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Caco Colenci.

 

Ações educativas - No dia 31, além das consultas e exames o HU promoverá também, para os usuários, ações educativas de orientação sobre os malefícios do tabagismo ativo e passivo e ações para grupos específicos em alguns pontos da Rede de Atenção à Saúde da cidade, com orientações sobre prevenção de quedas e cuidados com a saúde do idoso, além de instruções para cuidadores de idosos com Alzheimer. As ações educativas terão o apoio de 60 alunos dos diversos cursos da área da Saúde da UFSCar. 

 

Haverá ainda para a equipe interna do Hospital palestra sobre incontinência urinária, ministrada por docentes do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar; oficina sobre artrose, com orientações fisioterápicas para melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença, também conduzida por professores da Universidade; e oficina sobre suporte básico de vida. Os funcionários poderão participar de uma roda de conversa sobre a realização de pesquisas no HU e de uma reunião de atualização multiprofissional com o tema "Crise de Asma".

 

(29/05/2017)