AMARELINHOS E GUARDAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Imprimir

Teve início no último sábado (28), no auditório do Paço Municipal, mais uma capacitação sobre legislação de trânsito para os agentes (amarelinhos) e para guardas municipais.

 

O prefeito Airton Garcia, o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, o diretor de Segurança Pública e Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini e o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, fizeram a abertura da capacitação que desta vez reuniu 29 agentes de trânsito e 20 guardas municipais.

 

O objetivo do curso é reciclar os agentes, além de capacitar os guardas municipais para exercerem as competências de trânsito estabelecidas pela Lei 13.022 de 8 de agosto de 2014.

 

O curso proporciona a oportunidade para que os funcionários possam esclarecer dúvidas sobre a legislação e suas últimas atualizações. “Esse tipo de reciclagem é fundamental para que o serviço prestado atinja o seu objetivo, que é o bem estar do cidadão”, disse o prefeito Airton Garcia.

 

Noções básicas sobre fiscalização de trânsito; divisão de competências entre órgãos fiscalizadores; normas gerais do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito; agente da autoridade de trânsito – competências e particularidades de seu emprego; infração de trânsito e responsabilidades pelo seu cometimento; autuação e providências decorrentes; concomitância de infrações de trânsito; medidas administrativas; habilitação e estudo das fichas de enquadramento das infrações municipais são alguns dos temas que serão abordados durante todo o curso que continua nos dias 4, 11 e 18 de fevereiro.

 

Para Coca Ferraz, secretário de Transporte e Trânsito, os temas abordados buscam preparar os participantes para enfrentar as dificuldades do efetivo. “Temos uma grande preocupação com a manutenção do aprendizado e do clima organizacional do Departamento, por isso sempre buscaremos oportunizar momentos de treinamento e capacitação aos agentes de trânsito e também os guardas”.

 

O secretário ressaltou, ainda, que a fiscalização é importante para a queda no número de acidentes. “É importante repassar para os agentes de trânsito o conhecimento aprofundado sobre a Legislação e também mostrar todos os problemas com os quais vão se deparar. Os agentes têm que agir dentro da legalidade, com urbanidade e ter conhecimento sobre relações públicas e ética para que a comunidade possa entender o papel deles, ajudando a melhorar o trânsito e fazer com que fique mais organizado, reduzindo número de acidentes e mortes em geral”.

 

A capacitação, com 20 horas/aula, será realizada sempre aos sábados no auditório do Paço Municipal, das 13h às 18h.

 

Avenida - Coca Ferraz informou que esteve no Detran em São Paulo e conseguiu a liberação de recursos para São Carlos. “Vamos receber R$ 800 mil e utilizar no Projeto de Revitalização e Modernização do Sistema Viário e de Sinalização, começando pela a avenida São Carlos. A avenida está muito judiada, feia, a sinalização de trânsito é muito antiga e desgastada. Não vamos apenas trocar os semáforos, mas ampliar o número de semáforos novos com indicador de tempo, melhorar a sinalização e também fazer algumas obras viárias”, finaliza o secretário.