| Economia Solidária lança Bazar Solidário |
|
|
Para o Secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Antonio Ribeiro, o bazar além de promover o artesanato, somar às ações já desenvolvidas em prol dos empreendimentos da Economia Solidária, como a feira-permanente da Praça XV a comercialização de produtos orgânicos dos empreendimentos rurais em feiras livres e o apoio a coleta seletiva, fomentando e ajudando os empreendimentos.
Sobre a Economia Solidária: A Economia Solidária é uma forma de organização dos diversos espaços da vida sob uma lógica diferente na forma de produzir, comercializar e consumir. Parte de princípios de cooperação, democracia, relação responsável com o meio ambiente, distribuição justa dos resultados, estreita relação entre empreendimento e comunidade, engajamento em rede, entre outros.
A Economia Solidária pressupõe uma mudança de valores na geração de Emprego e Renda onde todos os trabalhadores organizados coletivamente, em cooperativas, associações, empresa autogestionável ou recuperadas e grupos de produtores, são ao mesmo tempo trabalhadores e donos do próprio negócio decidindo democraticamente o que produzir, como produzir e como comercializar, tendo como meta a valorização do trabalho e a promoção da dignidade em um projeto sustentável e de enfrentamento a exclusão social.
Fazem parte da Economia solidária, o poder público, as organizações de fomento, cooperativas de crédito e clubes de trocas entre outros.
(13/12/2016)
|