| PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO É HOMENAGEADA NO IV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO VIÁRIA |
|
|
Segundo a professora, “o projeto permeou os conteúdos do ano letivo envolvendo valores fundamentais para a prática da cidadania, destacando a importância da segurança no trânsito. O objetivo do projeto é de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de resguardarem a própria integridade física e a de seus semelhantes ao utilizarem as vias públicas, tornando essas ações imprescindíveis e habituais nos dias de hoje”.
O projeto envolveu a comunidade do entorno, valorizando as pessoas que colaboram direta ou indiretamente com as atividades econômicas e sociais do bairro, promovendo reflexões sobre a importância de todos para a segurança no bairro, além de promover a vida.
“Trabalhar o trânsito em sala de aula não é apenas uma determinação do Código Brasileiro de Trânsito, que rege a educação para o trânsito como um direito de todos, trabalhar trânsito é falar da vida e de toda sua relação com o meio”, complementou a diretora Cilmara Aparecida Senene Ruy.
Na capital a EMEB Carmine Botta esteve em evidência no IV Encontro Nacional de Educação Viária, promovido pela Fundação Mapfre, onde cerca de 40 educadores de todo o Brasil foram selecionados com os melhores trabalhos no âmbito nacional relacionados com o tema.
O projeto alcançou excelentes resultados não apenas na comunidade escolar, mas também por ser premiado pela Concessionária Centrovias/ Arteris com o programa“Educar para Humanizar o Trânsito”. Entre cerca de 60 escolas envolvidas, o projeto recebeu o prêmio de Escola Menção Honrosa 2016.
O trabalho realizado na escola durante todo o ano letivo, contou com o apoio e participação de toda comunidade escolar; gestão, professores, funcionários e alunos que desenvolveram valores essenciais à vida e à convivência social.
“Sabendo que através da Educação é possível formar agentes multiplicadores de conhecimento e de ações a SME – Secretaria Municipal de Educação apoia e valoriza projetos e parcerias que efetivam a aprendizagem e o comprometimento de todos”, concluiu Douglas Marangoni, Secretário Municipal de Educação.
(08/12/2016)
|