SECRETARIA DE ESPORTES INVESTE NAS CATEGORIAS DE BASE Imprimir
altOs planos para alavancar as categorias de base nas mais diversas modalidades em São Carlos tem sido uma das prioridades da secretaria municipal de Esportes e Lazer (SMEL).
 
A aposta na iniciação esportiva tem sido realizada por meio de projetos desenvolvidos pela secretaria como a Escola de Esportes, Festival das Escolas de Esportes, PAF (Projeto Atleta do Futuro) uma parceria com o SESI e o Programa de Desenvolvimento de Equipes. “Esses projetos atendem centenas de crianças e jovens no contra turno das aulas. Essa é uma forma de incentivar a prática esportiva e aumentar o interesse na modalidade e a chance de novos atletas surgirem”, ressaltou o secretário da pasta Marcelo Sangaletti.
 
Com as unidades esportivas passando por intervenções, o secretário comentou o andamento das reformas nos Ginásios Milton Olaio Filho, Redenção, Santa Felícia, Pacaembu, nos campos do Estádio Luizão, Zuzão, Chico Preto, São João Batista, Paulistano, Água Vermelha, Kartódromo e piscina do Estádio do Luizão, que devem estar adequados em breve para receber atividades. “O Centro Esportivo Chico Preto já está sendo finalizado. O próximo local a passar pelo cronograma de reformas será o Ginásio Milton Olaio. A intenção é oferecer aos atletas locais apropriados e adequados para a prática esportiva”, disse o secretário.
 
Com o objetivo de atrair novos adeptos ao esporte e ampliar a participação das crianças e adolescentes, o chefe de gabinete Fabiano Lourenço, contou que estão sendo desenvolvidos eventos pontuais através de festivais dentro das escolhinhas de esporte. “Não adianta somente dar a bola, é preciso estimular a criança. E é isso que queremos com os festivais, criar a integração e interesse dos jovens. Estamos buscando fomentar a prática esportiva, buscar novos talentos e fazer com que os atletas possam se desenvolver dentro e fora das quadras”, afirmou Lourenço.
 
Além da estrutura, a secretaria também oferece professores e técnicos profissionais, além de todo o material esportivo. “Seja em competição, treino ou projetos, disponibilizamos toda a assistência necessária. As crianças contam com os professores da secretária, lanches, transporte e todo o material necessário, como bolas, cones, coletes, peças de xadrez, damas, redes, raquetes entre outros”, destacou Sangaletti.
 
Com um cronograma vasto de competições e festivais a secretária planeja os Jogos da Primavera, Jogos Regionais, Jogos Abertos, e os campeonatos Estaduais e Municipais através das modalidades: Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Jogo de Damas e Xadrez, Futebol, Futsal, Ginástica Artística e Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa e Voleibol. “Acompanhamos e apoiamos todos os eventos esportivos com a intenção de oferecer mais oportunidades e espaço a todas as modalidades. Acredito que quando se investe na formação do atleta como um todo, o retorno é garantido”, considerou o secretário.
 
Além de toda a estrutura já existente em São Carlos, a cidade receberá o Centro Olímpico Esportivo em Santa Eudoxia, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no bairro Jardim Munique e o Centro Esportivo no bairro Santa Felícia. Segundo o prefeito Paulo Altomani, que esteve recentemente visitando a obra do Centro Olímpico, o foco será abranger 13 modalidades olímpicas: atletismo, basquetebol, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton, levantamento de peso e seis modalidades paraolímpicas: esgrima de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol e goalball. “A intenção é fortalecer o esporte em São Carlos, oferecendo mais oportunidades as crianças e adolescentes, que ao invés de ficar nas ruas após o horário escolar, estarão praticando esporte. A parceria com o Governo Estadual e Federal, além dos nossos vereadores, contribuiu muito para a construção desses Centros Esportivos”, argumentou Altomani.
 


Compartilhe essa informação