SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA REUNIÃO PARA PLANEJAR AÇÕES PARA POPULAÇÃO IDOSA |
![]() |
Participaram da reunião, representantes das Administrações Regionais de Saúde (ARES), Conselho Municipal do Idoso, Santa Casa de Misericórdia, Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS) e alunos do curso de gerontologia da UFSCar. Na ocasião, profissionais que atuam na área discutiram como melhorar o acesso e a qualidade dos serviços oferecidos em toda rede municipal, com ênfase no envelhecimento saudável e ativo.
A atenção à saúde da pessoa idosa é uma política do Sistema Único de Saúde (SUS) e do governo do Estado. Durante o encontro, os presentes compartilharam as potencialidades e dificuldades encontradas nos serviços oferecidos na rede municipal, a importância da identificação e notificação da violência contra o idoso e também a proposta de sistematizar e readequar a implantação da caderneta de saúde para a pessoa idosa em todas as Unidades de Saúde.
Identificou-se ainda, a necessidade de ampliar a participação de representantes de outros serviços para a implementação de ações conjuntas em torno de um objetivo comum. A partir de 2014, de acordo com os desejos e interesses inclusive dos usuários e gestores, ficaram estabelecidas metas para garantir a integralidade do cuidado da pessoa idosa.
Para a assessora técnica da atenção básica de saúde da SMS, Denise Martins Gualtieri, a reunião mostrou o interesse dos profissionais com a saúde da pessoa idosa. “O trabalho em rede é uma necessidade dos equipamentos que já trabalham na área, visando a construção de uma atenção integral à população idosa, atendendo ainda mais as suas necessidades", disse Denise.
(11/12/2013) |