SAMU REALIZA TREINAMENTO PARA PROFISSIONAIS DA IMPRENSA Imprimir

altO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou na manhã de quinta feira (5), um treinamento de Avaliação do Local de Acidente e Suporte Básico de Vida (BLS), voltado para profissionais de órgãos de imprensa. A iniciativa teve o objetivo de alertar os profissionais dos meios de comunicação, sobre os riscos que eles estão expostos durante uma cobertura jornalística, que envolve atendimento de urgência e também como reconhecer a gravidade da vítima.

 

O treinamento contou com uma equipe do SAMU e a presença de profissionais de diversos tipos de mídia. Durante a apresentação, que foi realizada no auditório Bento Prado Júnior, no Paço Municipal, o enfermeiro Cleber Dutra, exibiu um filme de situações de riscos em diversos tipos de acidentes e enumerou os três passos de avaliação da cena do acidente, que consiste em analisar a situação atual do acidente, o que pode ocorrer em potencialidade de riscos e, por último, como controlar a situação solicitando apoio adequado, como SAMU, Bombeiros, Polícia ou Defesa Civil.

 

A chefe da Divisão de Atenção Pré-Hospitalar Móvel, da Secretaria Municipal de Saúde, Élen dos Santos Alves, citou a importância do treinamento. “Em um acidente, nós profissionais do SAMU, somos condicionados a focar no paciente e estar, ao mesmo tempo, em alerta com o que está acontecendo ao redor. A intenção deste encontro é justamente isso, oferecer para os jornalistas, que são parceiros do nosso dia a dia, um alerta dos riscos físicos e químicos que eles estão expostos. Muitas vezes no anseio de uma melhor foto ou matéria, eles acabam se expondo a esses riscos desnecessários.”, disse Élen.

 

Os convidados também participaram do treinamento de Suporte Básico de Vida (BLS) para leigos.  O procedimento tem como objetivo, reconhecer situações de emergências cardíacas, como paradas cardiorrespiratórias e realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar. “As doenças do sistema circulatório são as que mais causam morte no Brasil. Como ocorrem com muita frequência, é importante que estes profissionais, que muitas vezes chegam no local de atendimento antes que o SAMU, saibam reconhecer a situação e como funciona o atendimento precoce. Isso garante sobrevida do paciente até a nossa chegada”, salientou a técnica de enfermagem do SAMU que ministrou o treinamento, Eliza Flori.

 

(05/12/2013)