PROJETO INICIA COM RESTAURAÇÃO DE MARIA FUMAÇA Imprimir


PROJETO INICIA COM RESTAURAÇÃO DE MARIA FUMAÇA

Dando continuidade ao projeto “Trem Turístico”, elaborado pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória, que prevê a implantação de locomotiva a vapor em um trecho equivalente a 11,2 quilômetros, uma equipe de especialistas em equipamentos ferroviários esteve em São Carlos, na última quarta-feira (11), para avaliar a restauração da Maria Fumaça estacionada na Praça Brasil. Segundo a equipe, a locomotiva está em bom estado de conservação e sua reativação é viável.

Ana Lúcia Cerávolo, diretora presidente da Fundação Pró-Memória que acompanhou a equipe, ressalta a importância da Maria Fumaça na história da cidade. “A locomotiva Baldwin, fabricada em 1891, pertenceu à Companhia Douradense, à Companhia Rio Clarense e passou para a Companhia Paulista sendo doada à Prefeitura Municipal pela empresa na década de 1960, quando várias máquinas à vapor foram destruídas. A preservação da locomotiva foi uma conquista da população de São Carlos que reivindicou a sua doação. Sua restauração e reativação é o nosso desafio atual”.

O processo de restauração está sendo acompanhado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (COMDUSC), dado que o impacto da transferência da locomotiva implica em obras de melhoria na Praça Brasil, demanda da população da região no Orçamento Participativo, e da orla ferroviária que necessita de investimentos para revitalização.

PROJETO
O projeto “Trem Turístico”, elaborado pela Prefeitura de São Carlos, Fundação Pró-Memória e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), tem por objetivo restaurar a locomotiva a vapor existente na cidade e implantar o trajeto de um trem de turismo cultural na área urbana, entre a Estação Cultura (antiga Estação Ferroviária de São Carlos) e a Estação Conde do Pinhal, totalizando um percurso de cerca de 11,2 quilômetros.

(14/01/2011)


Compartilhe essa informação