SC LIDERA CRIAÇÃO DE EMPREGO INDUSTRIAL EM SP Imprimir
São Carlos lidera criação de emprego industrial no Estado

São Carlos liderou as contratações na indústria entre as 36 Diretorias Regionais do Ciesp e Fiesp no mês de janeiro. A cidade apresentou saldo positivo de 4,75%.  Os melhores desempenhos das indústrias do município ficaram com os setores de Produtos Alimentícios, com crescimento de 13,56%, e Máquinas e Equipamentos, com variação positiva de 5,27%.

O prefeito Oswaldo Barba (PT) comemorou os resultados. “A pesquisa mostra que a cidade está crescendo com vigor e que vai continuar criando novas oportunidades de emprego neste ano”, disse. Segundo ele, a diversificação do parque industrial são-carlense colabora na retomada do crescimento do emprego na cidade. “Temos empreendedores de grande talento, que estão trabalhando forte para ampliar o crescimento das empresas”, explica.

Sertãozinho ficou em segundo lugar na pesquisa, com crescimento de 2,4%, seguida de Taubaté, com 2,39%. Segundo informou o Ciesp, o Estado de São Paulo começa 2010 com abertura de 12 mil novas vagas de trabalho na indústria, o que representa um aumento de 0,42% em relação a dezembro do ano passado, considerando o ajuste sazonal. Até o final do ano, a perspectiva é que 120 mil vagas sejam preenchidas.

A pesquisa aponta ainda que entre os 22 segmentos industriais analisadas, 17 tiveram desempenho positivo, três se mantiveram estáveis e apenas duas apresentaram baixa no número de empregos. Produtos de madeira (Insumos da Construção Civil e Produtos Intermediários) foi o segmento com maior número de vagas abertas (1,7%). Em seguida vieram Farmoquímicos e Farmacêuticos (1,5%) e Máquinas e Equipamentos (1,3%).

(12/02/2010)