CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE APROVA MOÇÃO PELA AGILIDADE DO PROJETO QUE TRATA DE RESÍDUOS SÓLIDOS Imprimir
Na sequência da 4ª Conferência do Meio Ambiente, que acontece no Sesc São Carlos, foi aprovada uma moção de apelo, que será encaminhada à Câmara dos Deputados, pedindo agilidade na aprovação do projeto de lei 1991/ 2007, que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em concordância com o estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente e Política Nacional de Saneamento.

O documento, que contou com algumas sugestões do presidente da Câmara Municipal, Lineu Navarro e do professor Alexandre Rossi, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), será encaminhado ao presidente da Casa, Michel Temer. Ele foi aprovado na noite na última quarta-feira (3).

“Entendemos que para implementar uma boa política municipal para a gestão de resíduos precisamos do estabelecimento de uma política nacional de resíduos sólidos. Diante dessa necessidade, estamos apelando à Câmara dos Deputados a aprovação do projeto”, destacou o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini.

Mancini lembra que desde a década de 90 tramitam pela Câmara projetos de lei que buscam alternativas para frear a degradação do meio ambiente com a disposição final de lixo, mas que não apresentaram avanço quanto a aprovações. “A discussão e a aprovação dessas leis são importantes para que não sejam esgotados os recursos naturais. Além disso, precisamos de um ordenamento jurídico que promova saúde, trabalho digno e renda justa a quem sobrevive da coleta de resíduos recicláveis", esclareceu.

Tramitação
O projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados dispõe sobre a criação de uma Política Nacional de Resíduos Sólidos. Reduzir a geração de lixo e combater a poluição e o desperdício de materiais descartados pelo comércio, pelas residências, indústrias, empresas e hospitais são algumas das propostas. A lei prevê que cada município terá que elaborar um plano de gestão integrada de resíduo, discussões que já estão avançadas em São Carlos.

(04/06/09)