» SÃO CARLOS NA CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES Imprimir


São Carlos teve grande representatividade na II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que aconteceu em Brasília na última semana. Cinco mulheres, da sociedade civil e do poder público, eleitas durante as Conferências Municipal, Regional e Estadual, participaram do evento com o objetivo de avaliar o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e discutir a participação política das mulheres nos espaços de poder.

As delegadas da sociedade civil que representaram a cidade foram Diva Maria Costa, Ana Paula Ziviani, Carolina Alberini e Inez Aparecida dos Santos Tello, e uma do poder público, a chefe da Seção de Atendimento à Mulher da Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Raquel Auxiliadora dos Santos.

Segundo Raquel, os grupos de trabalhos centraram tanto nos aspectos positivos como nos negativos da implementação e no que deveria ser melhorado. “Nós conseguimos implementar o plano com mais seis eixos, que incluem participação política das mulheres, educação inclusiva, não-sexista, anti-racista, não-lesbofóbica e não-homofóbica, direito da mulher sobre o corpo, cultura e a imagem da mulher na mídia, entre outros”, explica.

Raquel avalia o evento como um avanço no processo de luta por igualdade entre mulheres e homens em nossa sociedade. “Mesmo com os avanços em áreas como a educação, as mulheres ainda enfrentam muitas barreiras para a participação dos espaços de poder”, ressalta.

A solenidade de abertura da Conferência Nacional contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, as ministras Nilcéa Freire (Políticas para as Mulheres), Dilma Roussef (Casa Civil), Matilde Ribeiro (Promoção Igualdade Racial), a presidente do Conselho Nacional de Direitos da Mulher (CNDM) Jacqueline Pitanguy e a representante da sociedade civil integrante do CNDM Carmen Helena Ferreira Foro.

Avanços
Em São Carlos, desde março de 2001, a Prefeitura criou o Programa de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, que conta com a Casa Abrigo “Gravelina Terezinha Lemes”, uma entre as 65 do país. Esse programa atua na prevenção e no combate às diferentes formas de violência contra as mulheres e atende aquelas em situação de risco de vida. A Casa Abrigo acolhe a mulher ameaçada e/ou em risco de vida e seus filhos menores, visando sua proteção, resgate e a valorização da auto-estima. Já foram atendidas mais de 300 mulheres e seus filhos, sendo que 118 foram abrigadas.

Já a Seção de Atendimento à Mulher tem como objetivo promover projetos, atividades e executar ações interdisciplinares que envolvam as mulheres. Busca fortalecer e apoiar a articulação e a sua organização na perspectiva da igualdade de gênero e defesa dos seus direitos, como também articula a implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Um dos projetos que estão sendo desenvolvidos são os Grupos de Mulheres, espaço de fortalecimento das mulheres na busca de igualdade e dos direitos que acontecem nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

Mais informações na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, localizada na rua Jesuíno de Arruda, 2285, no centro, ou pelos telefones 3371-1122 e 3371-2290.

(31/08/07)