» GUARDAS MUNICIPAIS FAZEM CURSO DE GESTÃO DE CRISE Imprimir


Nesta semana, integrantes da Guarda Municipal participaram do curso “Gestão de Crise”, ministrado por um oficial da Polícia Militar de São Carlos com treinamento intenso nessa área. O objetivo do curso, com 60 horas-aula, é orientar os guardas municipais para o atendimento de situações fora da rotina até que a Polícia Militar ou o especialista chamado chegue ao local da ocorrência.

“A crise pode ser estabelecida em qualquer situação quando é feito um refém ou em caso de porte de explosivo. Isso exige conhecimento profissional, mas o primeiro contato é feito por quem está no local, aqui, no caso, o guarda municipal”, explica o tenente Jéferson, que fez o curso de gerenciamento de crise no GATE – Grupo de Ações Táticas Especiais e “Negociação de Reféns e Vítimas de Suicídio” em Córdoba, Argentina, entre outros. Serão discutidas com os participantes as situações possíveis e as ações aconselháveis, além da apresentar de vídeos com ocorrências consideradas emblemáticas pelos especialistas.

A Guarda Municipal tem por objetivo a proteção dos bens, instalações e serviços públicos municipais e de todas as escolas municipais, bem como zelar pela integridade física e moral de seus usuários. Seus componentes são orientados para a aplicação de um novo modelo de atuação na segurança pública, tendo como enfoque principal a garantia dos direitos humanos a todos os cidadãos para o resgate e fortalecimento da cidadania em nosso município. “Por isso mesmo temos que estar preparados para, através da negociação, garantir a vida de todos os envolvidos em ocorrências de qualquer natureza”, explicou o comandante da Guarda Municipal, João Jacinto do Amaral.

(06/02/07)