» PREFEITURA CRIA PROGRAMA DE APOIO AOS CATADORES AUTÔNOMOS Imprimir

Área destinada ao PACA.
Nesta quinta, dia 14, às 15h, no Centro Comunitário “Astolpho Luís do Prado” (rua José Quatrochi, 140), no Santa Felícia, acontece uma reunião entre profissionais e bolsistas da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, professores da UFSCar e catadores autônomos de materiais recicláveis dos bairros Santa Angelina e Santa Felícia. A finalidade é dar andamento ao PACA (Programa de Apoio ao Catador Autônomo), que tem como objetivo melhorar a gestão socioambiental da atividade, melhorando as condições de trabalho e a renda dos catadores daquela região da cidade.

O projeto, organizado pela Prefeitura, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos e a Apasc (Associação de Proteção Ambiental de São Carlos), com o envolvimento direto da Pastoral da Criança, da Unidade da Saúde da Família local e da Administração Regional do Santa Felícia, foi desenvolvido com a participação intensa dos catadores e suas famílias. “Nós acreditamos que essa participação dos catadores tenha sido decisiva para que o projeto de São Carlos fosse um dos 34 aprovados pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas Tecnológicas) em todo o país, sendo que no Estado de São Paulo foram apenas 4”, disse uma das bolsistas do projeto, Carla Marcolino Polaz.

O CNPq destinou ao projeto R$ 130 mil e a Prefeitura determinou a área que será usada pelo projeto, providenciou a estrutura do galpão, que está aguardando apenas a conclusão da licitação para saber qual empresa fará a montagem, e os funcionários necessários para a implantação e manutenção do PACA, além de uma verba definida em 2005 para este fim.

O diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Reynaldo Sorbille, explicou como será definida a forma de gestão do PACA. “Uma das reivindicações dos catadores é que a coleta continue sendo individual. A divisão, o controle do material, o rateio, enfim, toda a organização do PACA será definida em conjunto e com a concordância da maioria dos catadores do Santa Angelina e Santa Felícia”, disse.

(13/09/06)