» PROCON ORIENTA CONSUMIDOR SOBRE COMPRA DE COSMÉTICOS Imprimir

Equipe do Procon.
Vários cuidados devem ser tomados pelas pessoas para enfrentar com um pouco mais de conforto esse período de estiagem, que apresenta variações abruptas de temperatura e baixa taxa da umidade relativa do ar. A dica principal é aumentar o consumo de líquidos, mas é importante também o uso de cremes e loções hidratantes, entre outros cosméticos, que ajudam a evitar o ressecamento da pele.

O Procon, órgão da Prefeitura, recomenda que o consumidor leia cuidadosamente a embalagem do cosmético que se pretende adquirir, certificando-se de que ela contém as informações básicas como número de lote, data de fabricação, validade, identificação completa do fabricante, composição, modo de usar e forma de armazenamento.

Alguns produtos, além das informações da rotulagem, trazem folheto explicativo. Estes folhetos contêm informações sobre o uso, componentes, contra-indicações e precauções que devem ser adotadas. É importante que o consumidor leia com atenção este material antes da utilização do produto, evitando o uso indevido e maiores danos. No caso de cosméticos importados, tanto o folheto quanto a rotulagem deverão estar em língua portuguesa, sendo que a responsabilidade pelo produto é do importador.

A coordenadora do Procon, Líllia Maria Formigoni, não recomenda a compra destes produtos em feiras ou ambulantes. “É melhor evitar, pois os produtos podem apresentar problemas de armazenagem, o que compromete a qualidade. E na maioria das vezes os vendedores não oferecem nem garantia nem nota fiscal, que são imprescindíveis em caso de reclamações posteriores”, garantiu. Em casos de dúvida ou qualquer irregularidade, o consumidor pode se dirigir ao Procon, que fica na rua Dona Alexandrina, 1.190, Centro.

(30/08/06)