» SAAE INVESTIGA DERRAMAMENTO DE ESGOTO NO MONJOLINHO Imprimir

Caixa de esgoto do Paulistinha.
Atendendo prontamente uma solicitação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está investigando a causa do derramamento de esgoto no córrego do Monjolinho, nas proximidades da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Clube Atlético Paulistinha (CAP) e das unidades fabris da Dissoltex e da Papelão S.A.

Devido à existência de um coletor de esgoto nessa região, a Cetesb suspeitou de rompimento deste equipamento, o que poderia provocar o vazamento de esgoto para o leito do córrego, resultando na morte de inúmeros peixes. Porém, os técnicos da autarquia constataram a existência de uma ligação direta de esgoto do CAP ao Monjolinho, que não está conectada na rede da autarquia.

A diretoria do clube já se prontificou a instalar tubos específicos de passagem de esgoto, sendo que o Setor de Manutenção de Redes (SMR) do SAAE vai interligar esta rede no coletor. Nos próximos dias, a Cetesb deverá divulgar o motivo real que provocou a morte dos peixes, através da análise da água coletada. Para preservar o ciclo biológico do Monjolinho, a autarquia também recuperou um outro coletor de esgoto situado na rua Bernardino Fernandes Nunes, próximo à ponte de madeira que separa os bairros Vila Celina e Parque Delta.

(05/05/06)