» ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO REUNIU 10 MIL PESSOAS NO CIDADE ARACY Imprimir



Os moradores do Cidade Aracy, um dos bairros mais populosos de São Carlos, encenaram na noite de sexta, dia 14, a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, apresentação realizada pela Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e pela Prefeitura. O evento, que aconteceu no Aracy 2, no terreno onde está sendo construída a Igreja de São Bento, contou com a presença de cerca de 10 mil moradores que puderam acompanhar o espetáculo em três arquibancadas montadas no local pela Prefeitura.

A secretária de Cidadania e Assistência Social Rosilene Mendes dos Santos representou o prefeito Newton Lima, acompanhada do secretário de Governo Leandro Severo, da diretora de Artes e Cultura Telma Olivieri e dos vereadores Silvana Donatti e Lineu Navarro. Realizada pelo quarto ano, a encenação reuniu 180 participantes, entre eles portadores de necessidades especiais, donas de casa, pedreiros e ajudantes gerais, que durante cinco meses ensaiaram e fizeram o cenário. Toda a produção das dez cenas foi feita pela comunidade.

Segundo o padre Ronaldo de Faria, da Paróquia N. Sra. de Guadalupe, a cada ano há uma inovação incluindo novos trechos da Bíblia e aprimoramento da apresentação. “O povo correspondeu e veio em grande número. Isso é maravilhoso e a parceria com o poder público foi importante. Imagine se não tivéssemos a arquibancada, como nós iríamos acolher todas estas pessoas? Por isso, agradecemos a Prefeitura de São Carlos por acreditar na cultura e no talento da periferia e valorizar o trabalho que mesmo feito por pessoas muito simples a cada ano ganha mais credibilidade”.

A diretora do Departamento de Artes e Cultura, Telma Olivieri, lembra que a Paixão de Cristo acaba representando um dos atos mais simbólicos do cristianismo e “cada vez mais no Brasil as comunidades estão se empenhando para poder fazer um espetáculo bonito que sensibilize muitas pessoas. Particularmente, em São Carlos, é um evento que cresce a cada ano, e precisa ter o apoio do poder público devido ao valor que representa para a própria comunidade, que se envolve num evento desta natureza, resgata a auto-estima do bairro e mostra a potencialidade que muitas vezes é rejeitada por outros são-carlenses”.

Desde o ano passado, um projeto de lei de autoria da vereadora Silvana Donatti, além de incluir o evento no calendário oficial do município, viabilizou a instalação de arquibancadas no local da encenação. “Tem coisas que você só consegue ver a importância depois de ver o resultado, e a encenação ganha um novo formato com apoio financeiro da Prefeitura, oferecendo segurança e conforto para o público que esteve assistindo o espetáculo nas arquibancadas”, disse Silvana.

O ator Bruno Bassanezi, que representou o papel de Cristo, ficou muito feliz com a presença do público e ressaltou que procurou passar o sofrimento de Jesus com o máximo de emoção. “Ele sofreu por nós e nossa missão agora é divulgar o evangelho e fazer com que esse nosso evento cresça a cada ano”. Os moradores se emocionaram e gostaram do que viram. “Ao vermos o sofrimento de Cristo nossos corações se voltam para Deus. Como morador há 15 anos no bairro, achei muito importante assistir a encenação aqui no Cidade Aracy e até pelo conforto da arquibancada, trouxe toda a minha família”, disse o pedreiro Nelson dos Santos.

Já para a dona de casa Neide Mathias, o evento foi bem organizado pelo padre Ronaldo, que trabalha muito pelo bairro. “Este ano foi diferente porque quando não tinha arquibancada era muito difícil ver as cenas, os atores, e eu que não posso ficar muito tempo em pé agora posso assistir tranqüilamente junto com meus familiares”.

O diretor da encenação José Trindade Perez espera melhorar ainda mais a peça no próximo ano. “O elenco ajuda muito porque além da qualidade trabalha com o coração, com amor, e tudo flui com naturalidade. A tendência é crescer ainda mais. O ato promove cidadania porque são pessoas que vêm para um ato de fé em busca de uma mensagem que nós podemos transmitir, encenando a palavra de Jesus”.

(17/04/06)