» SÃO CARLOS PARTICIPOU DA 11ª CÚPULA DA REDE MERCOCIDADES Imprimir



São Carlos participou da 11ª Cúpula de Autoridades da Rede Mercocidades, realizada em Santo André entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. O prefeito Newton Lima, acompanhado de vários secretários municipais, esteve presente no evento que, entre outras deliberações, reconduziu São Carlos e Belo Horizonte como municípios representantes do Brasil no Conselho da Rede. As cidades de São Paulo e Santa Maria são as suplentes de São Carlos e Belo Horizonte.

A Rede Mercocidades vem se constituindo em uma importante entidade que representa os interesses dos municípios que fazem parte dos países do Mercosul. A Rede foi criada em 1995 com 12 cidades e hoje possui 160, sendo que 22 delas passaram a fazer parte a partir da 11ª Cúpula. Na abertura do evento, sob o tema “O papel das cidades na articulação de uma nova agenda de desenvolvimento para o país”, a II Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, idealizada e realizada em São Carlos, foi citada como um dos grandes eventos realizados pelas 14 Unidades Temáticas que compõem a Rede.

“Nossa cidade também foi reconduzida para a coordenação da Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação”, explicou Newton Lima. São Carlos, que já coordenava essa Unidade Temática, tem a cidade de Tandíl, Argentina, como sua subcoordenadora. A decisão de manter São Carlos no Conselho da Rede e na coordenação da Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação foi uma recomendação do Conselho e aprovada em assembléia geral. A assembléia também manteve São Carlos na subcoordenadoria da Unidade Temática de Juventude.

Ainda durante o evento, o prefeito Newton Lima propôs ao prefeito de Montevidéu (Uruguai), lá chamado de intendente, Ricardo Ehrlich, a realização da 3ª edição da Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas. “O intendente de Montevidéu aceitou nossa proposta e realizará a 3ª Mostra no primeiro semestre de 2007”, disse Newton Lima. Segundo Newton Lima, a reunião também aprovou uma carta que será enviada aos presidentes da República do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.

A carta propõe que a Rede Mercocidades secretarie o Foro Consultivo, Estados Federados, Províncias e Departamento do Mercosul, que substitui a Reunião Especializada dos Municípios e Intendências do Mercosul (REMI). “Os quatro presidentes já decidiram pela substituição, porém não houve ainda a implantação”, observou, “e a Rede entendeu que a implantação deve ocorrer o mais breve possível, por isso sugerimos, na carta, março do próximo ano”.

Segundo o coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura de São Carlos, Yashiro Yamamoto, foi comunicado à Unidade Temática de Desenvolvimento Local que a Rede Mercocidades de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica, criada pela Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação, já sob a responsabilidade do prefeito Newton Lima, está apta a receber demandas da Rede para a implantação de Incubadoras. “Nós temos recursos do Programa Nacional de Incubadoras (PNI), do Ministério da Ciência e Tecnologia, que embora seja de âmbito nacional pode dar suporte para essas iniciativas”, ressaltou Yamamoto, que também participou da 11ª Cúpula e relatou as realizações da Unidade Temática coordenada por São Carlos na reunião do Conselho Mercocidades.

O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, representou São Carlos na reunião do Conselho Mercocidades e na reunião da Unidade Temática de Meio Ambiente. Renata Biasioli e Emiliano Saran, ambos da Prefeitura de São Carlos, também participaram das reuniões sobre Cooperação Internacional e Turismo, respectivamente. O secretário municipal Especial de Infância e Juventude, padre Agnaldo Soares de Lima, participou da reunião da Unidade Temática da Juventude e a Secretaria Municipal de Educação enviou representante para o evento.

(05/12/05)