» SÃO CARLOS DISPUTA PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR Imprimir



Praça do ComércioTelecentro
São Carlos está participando do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que tem como objetivo reconhecer os prefeitos que trabalham em prol de micro e pequenas empresas, já que esses pequenos negócios são os maiores geradores de empregos formais no país. “A iniciativa do Sebrae visa reconhecer e divulgar o trabalho das Prefeituras no sentido de auxiliar micro e pequenas empresas”, explica o coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura, Alexandre Fuccille. Segundo ele, a inscrição foi feita por meio do preenchimento de um formulário com os principais indicadores socioeconômicos do município.

Devido à falta de espaço no formulário, foram listadas apenas dez ações da administração do prefeito Newton Lima, incluindo a primeira gestão e a atual. Entre as listadas como favoráveis aos micro e pequenos empresários, está a criação da Praça do Comércio, na região do Mercado Municipal, que deu condições mais dignas de trabalho a quase uma centena de comerciantes informais. A criação dos Telecentros de Informação e Negócios e da Universidade Aberta do Trabalhador também mostram a iniciativa da administração em profissionalizar os trabalhadores da cidade.

Na linha da economia solidária foram listadas a criação de várias cooperativas, entre elas as de coleta de materiais recicláveis, e a organização dos pequenos agricultores, com a construção do Centro Tecnológico da Agricultura Familiar. “O poder público deve funcionar como indutor do empreendedorismo e do desenvolvimento, e essa é uma diretriz do prefeito Newton Lima, credenciando São Carlos como uma das importantes experiências participantes do Prêmio Prefeito Empreendedor”, argumenta Fuccille.

O prefeito Newton Lima observa que sua decisão de apoiar micro e pequenos empresários teve como resultado “dinamizar ainda mais a economia local, provocando um ciclo virtuoso de geração de trabalho, emprego e renda, como mostram os dados do Caged do Ministério do Trabalho e Emprego, da Fundação Seade e do IBGE”, destacou.

(06/10/05)