» CCI DA USP PARTICIPA DO PROGRAMA TRÂNSITO SEGURO Imprimir



Na terça, dia 4, cerca de 50 crianças do Centro de Convivência Infantil (CCI) da USP participaram do programa “Criança Viva”, que é desenvolvido pela Prefeitura através do Programa de Educação para o Trânsito Seguro (PETS), da Secretaria de Transporte, Trânsito e Vias Públicas. O programa simula situações vivenciadas no trânsito com o objetivo educacional. A faixa etária dos alunos do CCI vai de 3 a 7 anos.

Entre as atividades, o teatro de fantoches trabalhou de forma recreativa alguns problemas relativos ao trânsito que ocorrem em torno da escola. Já na minicidade, equipada com placas, semáforos e faixas de pedestres, as crianças puderam aprender o significado das sinalizações e também os cuidados que um pedestre deve tomar, como olhar para os dois lados antes de atravessar uma rua, usando sempre a faixa.

Para a professora multiplicadora do CCI/USP, Sílvia Elaine Martinez Parras, as atividades realizadas pela Prefeitura complementam um trabalho que a escola já desenvolve com os alunos de 5 anos. Em algumas dessas atividades, as crianças e os professores apontaram a necessidade de reforço da sinalização próxima à escola. Para isso, as crianças entregaram um ofício ao secretário Ricardo Meirelles, solicitando a pintura da faixa de segurança e a instalação de um semáforo para pedestre.

Segundo Meirelles, essas necessidades já haviam sido apontadas pelos técnicos da secretaria. Inicialmente, será feita a pintura de faixas na rua Dr. Carlos Botelho, no cruzamento com as ruas Riachuelo e Visconde de Inhaúma, e em frente ao portão de entrada da USP. Neste ano, o Programa de Educação para o Trânsito Seguro já atendeu cerca de 5 mil alunos das redes estadual, municipal e particular de ensino, além das crianças do projeto Curumim do SESC e as que participaram das ações comunitárias realizadas nos bairros Vila Isabel e Cidade Aracy.

Nesta quinta, dia 6, o PETS vai realizar atividades do “Criança Viva” na escola Adventista e no próximo dia 19 será a vez da EMEI “José Antunes de Oliveira e Souza”.

(05/10/05)