» FUNCIONÁRIOS DO SAAE ELEGEM NOVOS INTEGRANTES DA CIPA Imprimir

Nesta quarta, dia 31, cerca de 400 funcionários do SAAE votaram na composição da próxima Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes (CIPA). A posse dos novos integrantes será no dia 30 de setembro e o mandato é valido por um ano. Pelo estatuto, o diretor-geral da autarquia, Jurandyr Povinelli, indica oito pessoas e outras oito são eleitas pelos funcionários. A comissão é formada por 8 titulares, mais 8 suplentes, sendo 4 de cada indicação. O presidente é escolhido pelo diretor e o vice-presidente é o candidato mais votado. “Esta eleição é extremamente importante, pois as atividades desenvolvidas pela CIPA contribuem bastante para a melhoria da segurança de nossa rotina diária de trabalho”, destaca Povinelli.

O principal objetivo da CIPA é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho através de cursos, seminários, palestra e atividades lúdicas. Esta comissão aborda as relações entre o homem e o trabalho buscando uma constante melhoria nas condições de segurança do SAAE. “Um dos principais trabalhos desenvolvido pela CIPA foi a instalação de um placar que contabiliza o período pelo qual não ocorreu qualquer incidente com algum funcionário”, relembra o diretor da autarquia. “Esta simples idéia estimula nossa comissão a encontrar diversas soluções para permanência e quebra deste recorde”, complementa.

Ao tomarem posse, os integrantes eleitos terão que elaborar um plano de metas definindo objetivos, cronogramas e execução das estratégias. O SAAE garante o tempo necessário para que este projeto seja elaborado e devidamente monitorado. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), acidentes e doenças relacionados ao trabalho matam mais de dois milhões de pessoas ao ano e crescem nos países em desenvolvimento. A OIT estima que 4% do Produto Nacional Bruto (PNB) mundial é perdido anualmente em decorrência dos acidentes e indenizações trabalhistas.

(31/08/05)