» PREFEITO ENTREGA NOVAS INSTALAÇÕES DA FARMÁCIA CENTRAL Imprimir


Prefeito Newton Lima durante inauguração
das novas instalações da Farmácia Central.Cadeiras na sala de entrega de medicamentos
proporcionam mais conforto aos usuários.A senha eletrônica vai agilizar a entrega de medicamentos.
Nesta manhã, o prefeito Newton Lima, acompanhado do vice-prefeito, Emerson Leal, inaugurou as novas instalações da Farmácia Central, no Centro Municipal de Especialidades (CEME). O secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo, e a presidente da Câmara Municipal, Diana Cury, também participaram da solenidade. A reforma e ampliação da farmácia, realizadas pela Prefeitura em parceria com o governo federal, por meio do Programa de Expansão e Consolidação do Saúde da Família (PROESF), melhorou as instalações, proporcionando mais conforto ao usuário e rapidez na entrega dos medicamentos.

Vilma Ragebelo foi uma das primeiras a usar o novo sistema de senha eletrônica implantado com a reforma. “Está tudo bem organizado. A gente pega a senha, não fica em fila e ninguém passa na frente; porque tem pessoas que gostam de fazer isso, viu”, disse a dona-de-casa. Benedita Meira, que sempre pega remédios na Farmácia Central, também elogiou o sistema de senha e os três novos guichês de entrega. “Com mais gente para atender nos guichês, não vai ter mais espera”, comentou.

O secretário Marcelo Henrique de Paulo enfatizou que a ampliação da Farmácia vem ao encontro do que a administração do prefeito Newton Lima prega, que é o melhor atendimento ao cidadão. “As melhorias implantadas na Farmácia Central são um avanço na entrega de medicamentos. Também reestruturamos toda a dinâmica de funcionamento, com mais farmacêuticos contratados, melhor controle de estoque e compra de medicamentos por meio do pregão eletrônico, que permite transparência e economia aos cofres públicos”, explicou o secretário.

Para o prefeito Newton Lima, a melhoria da saúde no município é uma batalha diária. “Essa é uma luta sem trégua, mas estamos melhorando, e muito, a qualidade da saúde em São Carlos. Em comparação a 2000, aumentamos em mais de dez vezes o volume de recursos destinados para compra de medicamentos, os investimentos na saúde já superam 18% do orçamento e a meta do nosso governo é ultrapassar os 20% para atender adequadamente as necessidades da população na área da saúde pública”, finalizou o prefeito.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, de janeiro a maio de 2005, a Prefeitura forneceu mais de 4 milhões de unidades de medicamentos e atendeu aproximadamente 120 mil receitas dos usuários da rede pública de saúde. Segundo o responsável pela Farmácia Central, Márcio Alexandre Mangili, a partir da próxima segunda, dia 27, o horário de atendimento também vai sofrer mudanças. “Vamos abrir às 7 da manhã e atender até as 18 horas, sem intervalo para almoço. Hoje o atendimento se encerra às 16h30”, explicou.

(22/06/05)