» SÃO CARLOS APRESENTA CRESCIMENTO DO EMPREGO FORMAL Imprimir

SÃO CARLOS APRESENTA CRESCIMENTO DO EMPREGO FORMAL

São Carlos apresentou crescimento do emprego formal acima da média no período de janeiro de 2004 a abril de 2005, em comparação com cidades de mesmo porte. Os dados foram fornecidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Foram analisados nove municípios do Estado (São Carlos, Araraquara, Americana, Presidente Prudente, Sumaré, Marília, Jacareí, Praia Grande e Embu), que possuem em comum uma população entre 193 e 238 mil habitantes.

O crescimento foi estimado em 24,4%, sendo que no mesmo período a população na cidade cresceu cerca de 10,5%, o que representa um saldo positivo de 10,521 novos postos de emprego. No Estado de São Paulo, crescimento ficou restrito a 19% no mesmo período. O saldo positivo de postos de trabalho em São Carlos é o maior entre as cidades analisadas.


O setor da indústria de transformação cresceu 18,9% entre janeiro de 2001 e abril de 2005, enquanto no Estado de São Paulo o crescimento médio foi de apenas 17,1% no mesmo período. Vale destacar que no acumulado do ano de 2005, o emprego na indústria de transformação em São Carlos cresceu 1,13% (saldo de 222 novos postos de trabalho), representando 25% do saldo total de 988 postos de trabalho no município.

Em relação aos nove municípios analisados em dezembro de 2003, São Carlos apresenta o 2º maior contingente de trabalhadores no setor formal (53.228), ficando atrás apenas do município de Americana, com 54.590 trabalhadores.


Desde janeiro de 2002, quando o Balcão de Empregos começou a acompanhar este índice, houve um crescimento contínuo do número de trabalhadores contratados. O número contratos efetivados através do Balcão de Empregos de janeiro a abril de 2005, é 25% superior ao mesmo período do ano passado. Já em número de vagas e de trabalhadores atendidos, o crescimento é de 23% e 22%, respectivamente.

O mesmo acontece em relação ao acumulado de trabalhadores contratados através da intermediação do Balcão de Empregos nos últimos doze meses (maio/04 a abril/05), que é de 22% superior ao acumulado no mesmo período do ano passado, maio/03 a abril/04. A média de contratações diária tem aumentado anualmente, pulando de sete em 2002 para 12 em média, de janeiro a abril de 2005, o que representa um crescimento de 75%.


Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Benedito Sacomano, os dados estão ligados ao dinamismo econômico e às políticas públicas adotadas pelo governo municipal. “A Prefeitura de São Carlos tem como compromisso básico a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável como alternativa ao crescimento da economia local, através do estímulo ao desenvolvimento de novas tecnologias que não agridam o meio ambiente e de sua adoção por parte das empresas, garantindo um diferencial competitivo no mercado e contribuindo sistematicamente para a geração de postos de trabalho e para a inclusão social”, completou.

(13/06/05)