» PROJETO SUPERAÇÃO INTEGRA TRABALHOS DA PROTEÇÃO ANIMAL E LIBERDADE ASSISTIDA Imprimir


Há trinta dias, Guilherme, um adolescente de 16 anos, mantinha uma relação apenas de carinho com os cães. “Sempre gostei de cachorros, mas nunca imaginei que pudesse aprender a adestrá-los. Os cães são companheiros e me passam felicidade, amor”, disse. Agora, ele e outros adolescentes integram o projeto “SuperAção”, que une dois importantes trabalhos desenvolvidos em São Carlos: a Proteção Animal e o Programa de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade.

Através da parceria entre Prefeitura, por meio das Secretarias da Infância e Juventude e Agricultura e Abastecimento, Salesianos São Carlos e as entidades de proteção aos animais Arca de São Francisco e UIPA, o projeto “SuperAção” tem como objetivo a conscientização dos adolescentes para a posse responsável de animais, o desenvolvimento da cidadania e a possibilidade de uma iniciação profissional dos menores.

“O projeto ganhou vida aqui, na Arca de São Francisco. Às quartas e sextas-feiras, esses adolescentes assistidos vivenciam uma experiência que mistura afetividade, cidadania e conhecimento em adestramento de cães. Uma atividade que, no futuro, pode se transformar em profissão”, explica a responsável pelas aulas de adestramento, Frances Tornabene de Sousa.

Adriano, de 17 anos, é outro integrante do “SuperAção”. Na aula de adestramento, diz que integrar o projeto é uma troca de amor. “Já tive um cachorro antes, mas o contato direto, que a gente tem aqui, é uma experiência muito legal. Aprendemos a dar mais carinho ao animal e cuidar melhor deles. Quem sabe não me torno um adestrador?”, fala entusiasmado.

O projeto, coordenado por Glaziela Solfa, da Secretaria Especial de Infância e Juventude, atua no compromisso social de superar o ato infracional cometido por adolescentes. No processo de acompanhamento, são valorizados os interesses e habilidades dos menores infratores, sem deixar de lado o aspecto pedagógico. “Nosso objetivo é sensibilizar os adolescentes inseridos no programa, valorizando o profissional e o social através da participação no cotidiano da clínica e do canil. Eles acompanham cirurgias de castração de cães e gatos, atendimento à população, bem como o aprendizado de adestrar”, destaca a diretora do Departamento de Proteção Animal, Renata Grotta.

Arca de São Francisco e UIPA
A Arca de São Francisco e a UIPA realizam, com apoio da Prefeitura, cirurgias de esterilização gratuitas para cães e gatos da população de baixa renda e em animais domésticos encontrados nas ruas. Além disso, criam estratégias para incentivar a adoção de animais abandonados e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre as responsabilidades assumidas quando se adota um animal de estimação, sendo a esterilização uma delas.

Para saber mais sobre o Projeto Superação, clique aqui.

(02/05/05)