21º EDIÇÃO DA TENDA MÓVEL DE TEATRO
21º EDIÇÃO DA TENDA MÓVEL DE TEATRO PDF Imprimir E-mail
Rua Rachid Fakuri esquina com Francisco Possa – Santa Angelina
De 12 a 16 de outubro

A Tenda Móvel de Teatro, desde 2007, percorre os bairros da cidade de São Carlos com o objetivo de fortalecer o movimento teatral do município e proporcionar às comunidades que estão à margem do consumo de bens culturais oportunidade de compartilhar manifestações artísticas diversas.

Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Carlos, que busca uma política pública de fomento às atividades artísticas e apóia os grupos da cidade com espaço para realização de oficinas e apresentações.

Em toda edição da Tenda Móvel de Teatro acontece também a participação de um grupo de teatro de renome, possibilitando diálogo com o movimento artístico da cidade.
Chegamos à 21º Edição percorrendo 12 bairros da cidade e fortalecendo o projeto como espaço de convivência onde a comunidade recria espaços de apreciação e trocas humanas.

Sejam bem-vindos à Tenda Móvel de Teatro!!!

PROGRAMAÇÃO

• Dia 12/10 (quarta-feira)
19h – Exibição de filmes – Cinema para todos
20h – Orquestra Experimental da UFSCAR

Dia 13/10 (quinta-feira)
19h – Exibição de filmes
20h – Espetáculo Era uma Vez um Gato Xadrez – Cia Polichinelo/ Araraquara

• Dia 14/10 (sexta-feira)
14h – Oficina de teatro
19h – Exibição de filmes – Cinema para Todos
20h – Espetáculos Bulunga: O Rei Azul e Na Loja de Chapéus
20h30 – Apresentação de dança – Ballet Expressão
21h – Chaplin Emotions -  Street Boys

• Dia 15/10 (sábado)
14h – Oficina de dança contemporânea na construção do corpo
19h – Exibição de filmes – Cinema para Todos
20h – Espetáculo Clowneando – Cia TPK
20H30 – Apresentação de dança – “Urze 5 anos” - Urze Cia. de Dança

• Dia 16/10 (domingo)
14h – Oficina de circo
19h – Exibição de filmes – Cinema para Todos
20h – Espetáculo Pinóquio – Estação do Circo
20h30 – Apresentação de dança de rua – Grupo Performance de Rua

ENTRADA GRATUITA


ORQUESTRA EXPERIMENTAL DA UFSCAR - Departamento de Artes / Pró-Reitoria de Extensão
Com o objetivo de socializar a música, a Orquestra Experimental da UFSCar tem realizado um trabalho de base no qual jovens, adultos e crianças manifestam sua cultura musical.
A Orquestra Experimental tem a coordenação e a regência das professoras Ilza Joly, Maria Carolina Joly e Juliane Raniro e na regência, Ilza Joly e Maria Carolina Joly. O grupo conta com a direção musical do professor Glauber Santiago, assim como a participação de alunos do curso de Licenciatura em Música da UFSCar e de músicos advindos da comunidade de São Carlos, Itirapina e região.




CIA POLICHINELO

A Cia Polichinelo de Teatro de Bonecos, com sede em Araraquara, interior de São Paulo, foi formada em 1997. O Grupo tem se dedicado exclusivamente ao teatro da animação e é reconhecido como uma das mais importantes companhias de teatro de animação do Estado de São Paulo.

• Espetáculo Era uma vez um Gato Xadrez
Era uma vez um gato diferente de todos os que você já viu! Além de ser xadrez, esse gato era muito esperto e resolveu contar histórias viajando pelo mundo afora em companhia de seu fiel amigo Bigodão. O Gato Xadrez vai nos conduzir a um espetáculo cheio de músicas e personagens divertidos.
Ficha Técnica:
Texto e Direção: Márcio Pontes
Elenco: Betto Marx, Márcio Pontes e Ricardo Dimas
Bonecos: Márcio Pontes e Yuri Valério
Figurinos: Elizabeth Ferreira
Projeto Cenário: Márcio Pontes
Sonoplastia / Iluminação: Yuri Valério
Músicas: Márcio Pontes

ALUNOS DO CURSO TEATRO DO TEATRO
O curso de Teatro no Teatro é desenvolvido pela Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura Municipal, oferecido por Alexandre Rodrigues, tem como objetivo principal desenvolver um programa de formação básica na área teatral.
Oficina de teatro:
A oficina de iniciação teatral tem como objetivo principal levar as crianças a experienciar a vivência do ator e sua relação com o palco.

• Espetáculo Bulunga: O Rei Azul - adaptação do livro de Pedro Bloch
Quando Bulunga, um gato azul que só gosta de azul vira rei da floresta, é preciso que ele se case, porém só aceitará se casar com uma gatinha azul. Um história de amor e respeito contada de forma divertida.
Elenco: Alice Carpinetti, Ana Carolina Alves, Carol Braga, Ingrid Taveira, Kecllyn Zagato, Lígia Clarindo, Pedro Magalhães, Pedro Marcondes, Vinícius Bogas e Vitória Daidon
• Espetáculo Na loja de Chapéus - de Karl Valentin
Uma vendedora muito bem disposta a atender seus clientes. Mas ela não esperava a chegada de Valentin, um senhor muito difícil de ser atendido. Enquanto Valentin filosofa, a vendedora está focada em seu objetivo, e essa confusão gera muita diversão.
Elenco: Ingrid Taveira e Yara Iannoni

BALLET EXPRESSÃO
O Ballet Expressão atua na cidade de São Carlos, há 34 anos. Neste tempo, acumula premiações e participações importantes na área da Dança Brasileira.
Coreografias de Balé Clássico, Flamenco e Estilo Livre
Paquita – Pas de Deux – Gabriela Bagnato e Matheus Pontelli-Ritter / Corpo de Baile: Ana Carolina Tenório, Beatriz Ribeiro, Caroline Bertho, Fernanda Flores, Fernanda Rodrigues, Laura Mora, Laura Gianduzzo, Leciane Sampaio, Luísa Araújo, Thais Pereira, Victória Roiz.
Variação – Carnaval em Veneza – Vinícius Vasconcellos
Variação – Pássaro Azul – Luiza Vieira
Variação – Paquita – Caroline Bertho
Variação – Pas de Paysant – Laura Gianduzzo
Variação – Raymonda – Beatriz Robeiro
Variação extraída do Trois – Lago do Cisnes – Ana Carolina Tenório
Trois – O Quebra Nozes – Ana Laura Carreiro, Isabella Marcasso e Luiz Gustavo Rodrigues
Coda final – Todo o elenco
Chamego – Aline Gallo e Marcos Carvalho
Sevillanas – Elizandra de Jesus, Érika Favoretti, Flaisa Pinheiro, Karin Chvatal, Gisele Paez, Larissa Carvalho, Mariana Piccolli, Rosangela Prantera, Wania Moraes.
Direção Artística: Bety Kiyomura

STREET BOYS
O grupo Street Boys é formado há dezenove anos, sob coordenação do Prof. José Maria Martins Góes. O Grupo trabalha com todos os elementos do Hip Hop e já conquistou várias premiações. 
Apresentação “Chaplin Emotions”
A coreografia Chaplin Emotions faz uma viagem no tempo, trazendo à linguagem do Hip Hop as emoções do cotidiano - como raiva, ciúme, amor - sob o prisma do lendário Charles Chaplin.
Ficha Técnica:
Direção: José Maria Martins e Ana Magda Oliveira Sakadauskas





CIA TPK

A Cia TPK nasceu em agosto de 2005 na cidade de Londrina – PR e, desde então, a trupe de atores percorreu muitos lugares e fez a alegria da criançada. Sempre preocupados em desenvolver uma estética de teatro para infância e juventude em que o ator seja aproximado da realidade da platéia.
Espetáculo “Clowneando”
Sinopse:
Os palhaços possuem uma vida social como qualquer cidadão normal, porém, acabam se colocando em absurdas e hilariantes situações. Essas pequenas histórias cotidianas e casos cômicos são apresentados com criatividade e humor. Em cena, são três palhaços (Pipinela, Rebuçado e Judith) que divertem as crianças e os adultos também.
Ficha Técnica:
Elenco: Janaina Galdi, Luana El Khouri e Mauel Fabrício
Cenografia: Manuel Fabrício
Figurinos: Leandro Benittes
Produção: Bianca Tersigni
Técnicos de som: Bianca Tersigni e Vinícius Schultz.

URZE COMPANHIA DE DANÇA
A URZE Companhia de Dança, fundada em 2006, é formada por egressos do projeto de extensão “Dança Contemporânea”, do Departamento de Esportes da UFSCar, e desde sua formação tem se dedicado à produção de espetáculos e formação de público, apresentando-se e ministrando oficinas em diversos municípios do estado de São Paulo.
Oficina “Dança Contemporânea na Contrução do Corpo”
A oficina visa trabalhar o corpo da criança, ainda em formação, através de exercícios rítmicos, expressivos e de criatividade, na técnica da dança contemporânea que proporcionará o aumento das capacidades e habilidades físicas e artísticas de uma forma lúdica e simplificada.
• Espetáculo “URZE Cinco Anos”
Serão exibidos trechos coreográficos extraídos do repertório da URZE Companhia de Dança, que completa em 2011, cinco anos de sua fundação.
Ficha Técnica:
Coreografia e direção: Francisco Silva
Elenco: Marcos Moutinho, Marcelo Bueno, Carla Polaz, Hélio Pajeú e Nayara Formenton

ESTAÇÃO DO CIRCO
O grupo Estação do Circo foi fundado em 2006 e trabalha no desenvolvimento de uma linguagem própria e a fusão das artes cênicas, mesclando a linguagem circense ao teatro, à dança, à ginástica rítmica e acrobática.
Oficina de circo
Apresentar às crianças técnicas circenses, desenvolvendo as modalidades circenses clássicas, mostrando esse mundo lúdico de uma forma descontraída.
• Espetáculo “Pinóquio”
Uma versão inovada do clássico Pinóquio, utilizando técnicas circenses, artes cênicas e teatro de bonecos, regidos por instrumentos musicais. Uma história sobre a expectativa dos pais sobre o futuro de seus filhos.
Ficha técnica:
Direção geral e roteiro: Ricardo Fruque
Direção de atores: Wendy Palo
Elenco: Aline Musetti; Beatriz Sampaio; Gabriela Denari; Priscila Heilborn e Ricardo Fruque
Cenário: Lucas Ferreira
Operação de Luz: Lucas Musetti
Operação de som: Fernando Lindo

GRUPO PERFORMANCE DE RUA DA ACADEMIA PERFORMANCE
O grupo Performance de Rua surgiu da vontade de fazer da dança a arte de expressar sentimentos, vontades e pensamentos. Da necessidade de incluir e encaminhar para uma vida melhor.
• Espetáculo “The Move”
O ser humano é puro movimento. Mover-se é “expressar-se”, é a intensidade do viver.
Ficha Técnica:
Direção Geral: Rose Maria Gonsalves Bertho
Coordenador e coreógrafo: Carlos Henrique Mota Santana