CEMITÉRIOS: SEPULTAMENTO |
Descrição do serviço: Abertura de sepultura para colocação de pessoa falecida, contida em urna funerária, transporte do corpo da entrada do cemitério até a sepultura, e posterior fechamento da mesma.
Quando solicitar: Quando ocorre um falecimento e a família deseja realizar o sepultamento em um cemitério municipal.
Unidades onde o serviço é prestado: Cemitério Nossa Senhora do Carmo Cemitério Santo Antônio de Pádua Cemitério de Santa Eudóxia
Canais de atendimento:
Requisitos, documentos e informações necessárias:
Pedido de uma concessão de sepultura, caso a família não possua ou deseje obter nova;
Normas: Lei nº 283/1929 Lei nº 19597/2020 Ordem de Serviço nº 004/2022-SMF
Taxas: R$ 167,06 (para o ano de 2022) Obs.: doadores de órgãos são isentos, conforme Lei nº 19597/2020
Prazo para prestação do serviço: 24 horas.
Principais etapas: Após comparecer a uma funerária para tratar do funeral (remoção, caixão, arrumação), dirigir-se à Seção de Cemitérios para agendar o sepultamento. Definir o local do velório (em sala particular ou municipal). Caso não haja concessão de sepultura, deverá ser providenciada uma. Caso a família já tenha concessão, será solicitada a autorização do responsável para seu uso. A família pode ser requisitada a ir junto com um funcionário à sepultura, para verificar o tipo de abertura a ser feito (por tampão, pela calçada, na terra, etc.), os materiais a serem usados (tijolos, lajes, etc.), e se há necessidade de realizar exumação/inumação de restos mortais para liberar vaga. Após a abertura da sepultura, e terminado o velório, o corpo é levado da entrada do cemitério até a sepultura, onde o caixão é descido, e fecha-se a sepultura. Durante a semana após o sepultamento, pegar na funerária a Declaração de Óbito do médico, registrar em Cartório a Certidão de Óbito, e levar uma cópia simples desta última à Seção de Cemitérios.
Outras informações: A manutenção das sepulturas é responsabilidade dos titulares da concessão, logo, é aconselhável verificar com certa periodicidade o estado de conservação das mesmas, especialmente se antigas, para evitar imprevistos quando for preciso fazer um sepultamento.
Órgão responsável: Secretaria Municipal de Serviços Públicos Departamento de Serviços Urbanos Seção de Cemitérios
|